Cadastre-se para receber novidades

Nome Email
Área Restrita




Esqueci a senha

Notícias

29/06/2012
Renda fixa foi investimento mais rentável em 18 anos

Aplicação pelo CDI rendeu 605% desde início da circulação do real. Dólar registrou o pior desempenho, com queda de 48,85% no período.

A renda fixa medida pelo Certificado de Depósito Interbancário (CDI) foi a aplicação com maior rentabilidade para o investidor desde o início da circulação do real, que completa 18 anos em 1º de julho, aponta pesquisa divulgada nesta quinta-feira (28) pela consultoria Economatica.

O retorno real (descontada a inflação pelo IPCA) do CDI foi de 605% entre 30 de junho de 1994 e 26 de junho de 2012, diz o estudo.

O dólar, por outro lado, registrou o pior desempenho, com queda de 48,85% no período.

A segunda melhor opção de aplicação ficou com o Ibovespa, principal índice da Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), que nos últimos 18 anos acumula variação de 261,09%.

De 30 de junho de 1994 até 31 de maio de 2012 a inflação média anual atingiu um máximo de 11,96% pelo IGPM. Todos os demais índices ficaram abaixo de 10%. Pelo IPCA, usado como inflação oficial do governo, a variação média anual no período foi de 8,28%, diz a Economatica.

O Ibovespa apresenta a segunda melhor rentabilidade entre os índices das bolsas da America Latina e dos Estados Unidos, diz a Economatica.  A melhor rentabilidade foi do índice do Peru e a pior com o Merval da Argentina. O retorno do Ibovespa foi calculado descontando a inflação medida pelo IPCA até maio de 2012. Nos demais países foram utilizados índices de inflação locais equivalentes ao IPCA do Brasil.

Fonte: G1 Economia

« voltar
Vencimentos
Vencimentos Anteriores
Certidões
Receita Federal
P. Física
P. Jurídica
FGTS
Previdência Social
Pedido de Certidão Negativa de Débito
Consulta à Certidão Negativa de Débito - CND ou CPD-EN
Municipais
Serviços On-line
Estaduais
Certidão de Débitos Estaduais

Simples Nacional
Receita Federal
Secretaria de Estado da Fazenda / SC
Sintegra
Prefeitura Municipal de Blumenau
Desenvolvimento INFORMARE